Fonte: Thinkstock
Uma pesquisa brasileira tem uma boa notícia às amantes do vinho: é possível evitar a dor de cabeça no dia seguinte. Para tanto, basta escolher um tipo apropriado da bebida, de preferência de cor menos escura.
O pequeno estudo foi coordenado recentemente pelo médico brasileiro especialista em enxaquecas, Abouch Krymchantowski, e apresentado no 54º Congresso Americano de Cefaleia, que aconteceu em junho, em Los Angeles. Ele observou que apenas 33% das pessoas que bebiam vinho frequentemente apresentam crises de dores de cabeça e que, assim, alguns tipos da bebida têm maior potencial para provocar os sintomas.
Para confirmar o fato, o médico convidou 40 pacientes apreciadores de vinho que estavam tratando a enxaqueca a tomar meia garrafa de diferentes variedades da bebida. Conforme divulgou o MSN Health, os tipos eram todos da América do Sul e incluíam Malbec, Tannat, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Os participantes deveriam beber cada um com um intervalo mínimo de quatro dias entre eles, para garantir a observação correta dos sintomas. Ao fim da experimentação 33,4% deles confirmaram a ocorrência de dores de cabeça após beber todos os vinhos, enquanto 54% tiveram enxaqueca apenas em duas ocasiões e 87% relataram dores uma vez.
Fonte: Thinkstock
Depois de analisar as dores relatadas pelos pacientes que se sentiram mal duas vezes, o médico chegou à conclusão de que o Tannat e o Malbec foram os maiores causadores da enxaqueca, com frequência de 51,37% e 48,2%, respectivamente. Em entrevista ao MSN, ele relatou que isso acontece porque essas variedades possuem maior quantidade de tanino, flavonoides que dão cor escura ao vinho.
Segundo ele, este composto é defendido pelos médicos por fazer bem ao coração, mas em contrapartida, provoca uma mobilização súbita de serotonina, que leva às dores intensas de cabeça.
Ainda de acordo com o estudo, quem quiser evitar a enxaqueca no dia seguinte pode recorrer às variedades Cabernet Sauvignon e Merlot, que causaram dor em menos de 30% das vezes em que foram degustados. Além disso, o médico aconselha evitar fatores que favorecem as dores, como beber com o estômago vazio e após períodos de stress.
Futuramente, a pesquisa deverá sem ampliada, para comprovar de fato o efeito nocivo do tanino para os pacientes de enxaqueca.

Comentários (